O Parque Internacional La Amistad (também chamado de PILA), é um parque transfronteiriço criado pelos governos da Costa Rica e do Panamá para unir a Reserva da Cordilheira de Talamanca (Costa Rica) e o Parque Nacional Amistad (Panamá) em uma única entidade onde a gestão é compartilhada entre os dois países.

O parque foi inicialmente protegido pelo Decreto Executivo 25, de 28 de Setembro de 1983. Logo, junto com Costa Rica, e declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, no mesmo ano. Então, juntamente com a Costa Rica, foi declarado Parque Internacional em 06 de setembro de 1988 pela Resolução Administrativa n º 021-88 e declarado Parque Internacional da Paz, pela Unesco, no mesmo ano, e junto com a Cordilheira de Talamanca de Costa Rica, um sitio Patrimonio Natural da Humanidade pela UNESCO, no mesmo ano.

Com uma área de 401.000 ha, dos quais 207.000 ha estão no Panamá eo resto em Costa Rica (193.929 ha), é de difícil acesso, em ambos os setores, com uma boa parte do parque inexplorado.

A localização geográfica deste sítio excepcional da América Central, que mantém traços das glaciações do Quaternário- tem facilitado o contato entre a flora e fauna da América do Norte e América do Sul.

A maior parte da superfície desta região, habitada por quatro diferentes povos indígenas, é coberta por florestas tropicais. A conservação do local é o tema de uma estreita cooperação entre Costa Rica e Panamá.

Composta principalmente de floresta tropical, a área inclui a Cordilheira de Talamanca, onde ficam os picos mais altos dos dois países.

A declaração de Património Mundial da UNESCO refere-se a este site (junto com Costa Rica) como: "Toda a área protegida inclui a única unidade da maior floresta natural na América Central, contendo várias centenas de espécies de plantas endêmicas e um dos últimos grandes refúgios para a vida selvagem ameaçada. Nenhum outro complexo de áreas protegidas em América Central contém tantas populações viáveis ??de espécies, áreas da vida, ou tanta variação altitudinal. A Cordilheira de Talamanca é estimado que abriga cerca de quatro por cento de todas as variedades das espécies terrestres no Planeta".

PUBLICAÇÕES