As zonas húmidas (Pantanal) de San San-Pond Sak, tem uma área de 16,125 hectares e é uma das áreas protegidas com maior biodiversidade do Panamá.

Foi designado zona húmida protegida em 1994 (Resolução 020-94 JD, de 2 de agosto de 1994), pelo Instituto de Recursos Naturais Renováveis (INRENARE, hoje Autoridade Nacional do Ambiente.

Esta zona húmida está localizada na província de Bocas del Toro, distrito de Changuinola, e faz parte do Sistema Nacional de Áreas Protegidas (SINAP).

Esta área é o habitat ideal para milhares de espécies de flora e fauna, mas chama a atenção para duas espécies ameaçadas de extinção: peixes-boi e tartarugas marinhas.

Além disso, desde 1998, esta zona húmida é parte da Reserva da Biosfera La Amistad (RBLA) ao lado do Parque Internacional La Amistad, o Parque Nacional Volcan Baru, as Zonas Húmidas Laguna de Volcan, a Reserva Florestal Fortuna, o Parque Nacional Marinho Isla Bastimentos e a Floresta Protetora de Palo Seco.

Esta zona húmida tem tanto influência marinha como dos rios que a atravessam, como o Changuinola, San San e Sixaola.

De um ponto de vista geológico, conserva amostras das turfeiras na região sudeste, e também está imerso em um enxame de falhas e fraturas de muita importância na microplaca do Panamá.